O turismo de saúde é um subsetor do turismo geral, composto pelo turismo médico e turismo de bem-estar (incluindo termalismo). Envolve as dimensões do transporte, acomodação e hospitalidade, interagindo com outros tipos de turismo- Natureza, Cultural, Gastronómico, Enoturismo, etc.
4 eixos estratégicos:
1. Desenvolvimento sustentável do território turístico,
2. Diferenciação e inovação de produtos e serviços,
3. Dinamização de agentes e mercados,
4. Agilização, racionalização e capacitação
– Turismo de bem estar – prevenção, tratamentos SPA, termalismo, dieta mediterrânica…
– Turismo Médico – melhorar a saúde- tratamentos, cirurgias, Check-ups….
– Potenciar o cross- selling.
Atingir os mercados que melhor respondem aos desafios de crescer em valor e que permitam alargar o turismo a todo o ano e a todo o território
Turismo de Saúde versus Sustentabilidade territorial
Combater a sazonalidade inerente aos outros tipos de turismo, melhorar a sustentabilidade e qualidade dos serviços.
Respeito pelos recursos naturais, culturais e económicos dos territórios. Esta combinação equilibrada de fatores revela-se crucial para o desenvolvimento local e regional.
Target
– Spa Hotels and Spa Resorts
– Termas
– Hospitais incluindo Privados
– Clínicas
Pessoas de várias regiões do mundo viajam para usufruir deste tipo de Turismo.
Devem-se criar indicadores mensuráveis e consequente estatística, com vista a medir a importância, o crescimento e o impacto do Turismo de Saúde sobre a economia turística em geral
Foi criada uma diretiva Europeia sobre cuidados de saúde transfronteiriços em 2014
Política de mobilidade de Doente / Saúde transfronteiriça
– Diretiva 2011/24/EU
O turismo de saúde representa hoje cerca de 5% da Industria de Turismo na EU (28 países, correspondendo a cerca de 0,3% da economia da UE. (Antes da Pandemia COVID19).


